quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Treinos Lunares ao pé do mar...Aqui ao luar...

Estamos sempre a dizer que não aproveitamos o mar nem a nossa vocação marítima.... Bora lá?

Treinos Lunares ao pé do mar
(prós amigos, correr ou andar na praia à noite)


...Quando a maré está em seu ápice chama-se maré alta, maré cheia ou preamar; quando está no seu menor nível chama-se maré baixa ou baixa-mar. Em média, as marés oscilam em um período de 12 horas e 24 minutos. Doze horas devido à rotação da Terra e 24 minutos devido à órbita lunar.

A altura das marés alta e baixa (relativa ao nível do mar médio) também varia. Nas luas nova e cheia, as forças gravitacionais do Sol estão na mesma direcção das da Lua, produzindo marés mais altas, chamadas marés de sizígia. Nas luas minguante e crescente as forças gravitacionais do Sol estão em direcções diferentes das da Lua, anulando parte delas, produzindo marés mais baixas chamadas marés de quadratura.... 

(in wikipedia)


Vejam neste link do Instituto Hidrográfico como é que a coisa funciona. Gráficos muito bonitos e esclarecedores.


Marés de Sizígia ou Marés Vivas como são conhecidas por cá. Precisamente o que nos interessa. Esta palavra esquisita que nos faz cócegas na ponta da lingua serve de desculpa para esta ideia. 


Qual ideia?
Ah! A ideia. A ideia é juntar-se um grupo de malucos (nas suas mais variadas formas) e sempre que houver uma maré viva baixa, darmos um saltinho até à fonte da Telha e voltarmos... pela praia... claro... à noite...Claro!
Claro que não é preciso ir até à Fonte da Telha. Para permitir o acesso de todos e um convívio final estabelecemos uma hora para voltar. Há quem vá caminhar, há quem corra menos. Cada um vai até onde puder e quiser ao ritmo que quiser. Leve os seus amigos e faça o que mais lhe apetecer. O importante é no final todos terminarmos sensivelmente ao mesmo tempo e convivermos um pouco enquanto partilhamos uns petiscos e falamos sobre a actividade fisica que mais gostamos de fazer.


E isso é quando?
As marés vivas ocorrem com as Luas Novas e com as Luas Cheias. 
Nestes dias, vamos ter sempre uma maré vazia por volta das 21h. 
Vejam nesta página os resumos das edições anteriores e as datas dos próximos com links para as páginas dos eventos no facebook.

Partir de onde e a que horas?

nota: o local de partida actual é um pouco mais atrás junto à lota da caparica

Partida, sem falta, às 20h30. Convem chegar 10-15 min. antes para aquecer um pouco e convivermos. Não conhece ninguem? Vai passar a conhecer. O local de partida será o final do pontão (Praia Nova) em direcção à Fonte da Telha. Há espaço para estacionar. O acesso é simples vejam no mapa abaixo.
Quando chegar à Costa vá sempre em frente até à Rotunda junto ao pontão. Contorne a rotunda e siga ao longo das praias no sentido Fonte da Telha até ao final da estrada. Quando chegar a uma rotunda terminal junto à vedação do parque de campismo (CCCA), estacione mesmo antes da rotunda. Estamos no pontão junto à praia.




Clique no mapa para ampliar.


Infelizmente a foto de satélite do Google maps não está actualizada pelo que não posso representar o local correcto. Mas se virem no no street view já lá tem a nova rua que foi construida na continuação da avenida dos bares. O local correcto é no final dessa rua. A rua acaba numa rotunda junto à vedação do do parque de campismo CCCA. Usem o rato para passear pela zona e familiarizem-se se não conhecem o local. Os bombeiros estão logo ali á esquerda. Para trás a avenida dos bares.

Porquê à noite?
À noite é muito mais engraçado, com um grupo de malta em ambiente de cavaqueira. Pirilampos na moina. Nas noites de lua cheia sem nuvens nem vale a pena levar frontal, até ofusca. Nas noites de lua nova vai ser um breu desgraçado. Além disso as marés escolhem o dia e a hora e durante o dia infelizmente tenho de estar noutros sítios...



Quem organiza o evento?
Ninguém. Não há qualquer organização. Trata-se de um treino na praia. Se houver pelo menos uma pessoa para me fazer companhia vamos embora que se faz tarde. Eu espero ir sempre. Claro que a minha presença é irrelevante e se algum dia não puder ir quem estiver vai. Chegará o dia em que o evento sobreviva por si próprio? Assim o espero. 
Para já vou actualizando as datas no facebook e aproveitem para confirmar também a vossa presença nos vários eventos que vão sendo criados no Facebook. É gostarem da página no Facebook neste link.



Qual é o risco desta actividade?
Há sempre a hipótese de se ser raptado por uma nave extra-terreste, ou ser engolido por uma orca que vinha a perseguir um pinguim mas que à ultima da hora escolhe o atleta com aquela camisola fluorescente. Tirando isso não estou a ver assim mais nenhum problema. 

É claro que se acontecer alguma coisa estamos num local algo ermo mas os bombeiros da Costa da Caparica estão ali ao Km 1 e há vários pontos de extracção ao longo do percurso. Até podemos fazer um Plano de Evacuação e... bom isso agora não interessa nada. Levar um telemóvel, para os mais previdentes é suficiente. Aqui ficam alguns telefones que podem ser uteis (espero que não)


BOMBEIROS VULUNTARIOS - 212900030
PSP  - 212901461
POLICIA MARITIMA - 212913101 - 212902052 - 916633035



Mas e se nos assaltam?
Não há nada para roubar.


E se nos fazem mal?
Espero que seja bom.


E se formos violados?
Não vamos ter essa sorte.


Se fôr raptado por uma nave extra-terrestre vou visitar outras galáxias?
Provavelmente sim. Mas se voltar à terra depois conta-nos como foi.


Qual é o equipamento que se deve levar?
Depende de muitos factores. Se conseguir correr descalço na areia e fôr um tipo encalorado não precisa de levar rigorosamente nada.... mas eu não vou ok? De resto os ténis que usa normalmente para correr e a vestimenta adequada ao tempo desse dia. O frontal é recomendado mesmo nas noites de lua cheia. Podemos sempre praticar morse com sinais de luzes.


O que é isso do frontal?
O frontal é uma pequena lanterna que se usa na cabeça para iluminar o caminho. Pode comprar em várias lojas de desporto tipo Decathlon ou Sportzone. Há para vários preços mas se o preço fôr problema numa loja do chinês há umas por 2€ e servem perfeitamente se não quiser gastar muito.
Há local para tomar banho a seguir ao treino?
Sim, há uma piscina de ondas, gigantesca, com água salgada. No Inverno a temperatura da água é superior à temperatura do ar e pode ficar surpreendido com a facilidade com que se entra no mar. Portanto se precisar não se acanhe.


Mais alguma coisa para levar?

Como não vai dar para jantar antes, cada um leva qualquer coisita para picar depois de chegarmos.  O restaurante Mar Puro cede gentilmente a sua esplana coberta para podermos fazer o nosso convívio. Não abusem no que levam senão sobra imensa comida no fim. Mesmo que por um motivo imprevisto não possam levar nada ISSO NÃO É MOTIVO PARA NÃO FICAR. Sobra sempre imensa comida. É mais giro levar coisas fora do vulgar do que quantidades. Um petisco invulgar faz um sucesso!!! Pode ser um Verde Tinto, um morangueiro, qualquer coisa que lhe der na telha. Um pacote de batata frita Saloinha fez um sucesso enorme junto de algumas pessoas, por ex. :)
O restaurante cede o seu espaço gratuitamente e apenas lucra com alguma eventual bebida que entendam consumir. Eu faço questão de, no mínimo, tomar um café como forma de compensar a generosidade do proprietário.


Não posso ir dia X porque (inserir desculpa neste espaço)
Ora, como isto é recorrente é ir na próxima Lua Cheia ou Nova.


Vamos encontrar Vampiros ou Lobisomens?
Isso não existe ou pelo menos já não é para a nossa idade. Vejam o True Blood e já gozam...


Só consigo correr X Km's. Não dá para ser menos?

De certeza? Absoluta? Ok. É arranjar alguem que aos X/2 queira voltar para trás para ter companhia ou também pode voltar para trás sozinho. Ou fica a beber uma fresquinha nalgum bar que esteja aberto enquanto não voltamos para trás. Há muitas outras opções é usar a imaginação.


Vão a abrir e depois não vos consigo apanhar?

Eu não vou de certeza. Até porque não conseguia. Mas lá está, isto dos ritmos cada um tem o seu e depende muito de quantas e que pessoas vão. Eu vou devagarinho e nos 45min. para lá e 45 min. para cá, espero chegar no máximo à Fonte da Telha.



E o evento não tem uma musica oficial?

Ok podem ser duas. Um original dos Sitiados numa versão dos Resistência, A noite. Para além de ser uma versão magnífica, encaixa que nem uma luva no nosso passeio. É uma homenagem ao João Aguardela que era um verdadeiro artista e que infelizmente teve de partir cedo demais. Obrigado João! Partiste mas deixaste este bocadinho do teu génio connosco. Estás connosco.


E ainda... Não Sabe Nadar dos Black Company. Ora vejam lá se se lembram disto...







Recebi um papel quando andava a correr e vim dar a este site
Ah! Bem vindo. Este parágrafo é para si. Espero que tenha gostado de receber a mensagem e que tenha gostado do que leu. Este treino tem sido discutido e preparado no forum do Mundo da Corrida neste tópico e também no forum dos Amigos do Parque da Paz neste tópico. Pode ver e participar na conversa seguindo os links anteriores. Espero que esteja presente e que passe a mensagem aos seus amigos. 


Mas de onde é que surgiu isto? Qual é a ideia por detrás disto afinal?
O melhor conselho que posso dar é que leia com atenção 2 ou 3 posts deste blog para perceber. Tudo começou no final do ano de 2010...
Leia este post sobre a 1ª S. Silveste Pirata depois este post sobre a preparação da resposta do pessoal de Almada e por fim o post sobre a Pirataria de Almada.
Isto vai-lhe dar uma boa ideia do espírito destas coisas.
Procure neste blog pelas datas das edições anteriores para encontrar as histórias, fotos e videos desse eventos. Deixo aqui como exemplo o link para a 1ª edição.


Será que posso ajudar nalguma coisa?
Ainda bem que pergunta. Por acaso se quiser pode imprimir cópias do panfleto que possivelmente recebeu, cortar e distribuir também no sítio onde corre. Não altere nada no panfleto. É muito divertido. Durante o seu treino certamente se cruza com outras pessoas a correr. Leve uma bolsa com os pafletos e vá distribuindo a quem estiver também a correr ou a fazer caminhada. E se não lhe perguntarem faça mistério. Basta dizer "Uma mensagem para si". Deseje bom treino e deixe a curiosidade fazer o resto. Afinal se está a ler isto por ter recebido um panfleto é porque resulta, certo?
Descarregue uma cópia do panfleto neste link e divirta-se a surpreender companheiros das corridas desconhecidos. 


Por ultimo mas não menos importante
Relembro que se trata de um treino e que a sua participação é feita totalmente por sua conta e risco. É bom que tenha isto presente pois caso algo lhe aconteça só poderá responsabilizar-se a si próprio. Somos todos maiores e vacinados (é sempre bom ter o boletim de vacinas em dia) e sabemos ao que vamos. Caso não concorde com este ponto peço-lhe que não participe nesta actividade.


Apareçam e sobretudo divulguem e tragam os vossos amigos!!!

12 comentários:

  1. Caro Paulo gostei da ideia e por certo irei participar nestes treinos sempre que possa. Para inicio posso confirmar a minha presença nas primeiras 3 datas avançadas. Em relação às restantes datas temos de ver lá mais para a frente por causa do calendário das corridas de fim de semana em que costumo participar. (as próximas corridas em que vou participar são o grande prémio de S. Domingos de Benfica e o grande prémio de Grandola e o como não poderia deixar de ser o Grande prèmio do Atlantico, entre outras que aguardo a equipa venha a marcar)
    Em relação ao Trail pirata dos APP de hoje `a noite não me inscrevi pois fiquei sem perceber, após a leitura dos foruns se a mesma sempre se iria ou não realizar e em que moldes.A polémica era tão grande que resolvi manter o treino previsto para hoje às 18:00 no Paredão da caparica e/ou na estrada para a Trafaria.Vamos ver como estará o vento.
    Por iso teremos oportunidade para falar em outra altura por certo. Mais que não seja no dia 19 de Janeiro no treino de praia.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo.
    Eu acho a idéia fantástica e estou a pensar ir no dia 19. Como não sou corredor e apenas um mero caminheiro, vou ver se junto alguém mais para ter com quem conversar (já que não conheço marcianês para falar com os ET que apareçam para nos raptar).
    Parabéns pela idéia.
    Um abraço.
    Luís Rocha

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo também eu estou interessado na iniciativa.Gosto de companhia para treinar e costumo treinar na zona. Vou tentar levar mais alguns amigos.
    Abraço
    Até dia 19.

    ResponderEliminar
  4. É começarem a treinar porque a 1ª edição estão garantida. Substitui a foto do post. Vejam só a foto espectacular que o João Pedro Neves gentilmente cedeu para ilustrar o tópico. É a nossa zona de aquecimento antes de entrarmos na areia. Passem palavra aos amigos e fico à vossa espera. E não se esqueçam que quando chegarmos vamos ter fome....!!!

    ResponderEliminar
  5. olá paulo, a costa é o meu local predilecto para os meus pequenos treinos, podem contar com mais um ou mais, se conseguir arranjar quem me acompanhe, boa ideia essa,vai ser muito engraçado, um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Não há-de faltar gente com os mais variados andamentos e para fazer várias distâncias. Vamos encher aquele areal de pirilampos.

    ResponderEliminar
  7. Boa Noite Paulo,
    Confirmo a inscrição e + 4 Piratas
    Mas não encontro a listagem aqui?
    Saudações Piratas
    Luis Parro

    ResponderEliminar
  8. Luis vamos usar o evento do facebook para o pessoal se inscrever. O link está no texto deste tópico. Eu sei que há muita gente que não tem facebook mas também não é preciso inscrições. Ninguem fica de fora! É importante é ir!

    ResponderEliminar
  9. Eu fui abordado já na fase final do meu treino, deram-me um papel e vim ver o que era afinal...à partida estou lá, não para correr os 16km porque estou a tentar recuperar de uma lesão no calcanhar mas para fazer o que conseguir. Até 4ª...

    ResponderEliminar
  10. Aguardo pelo proximo.....

    ResponderEliminar
  11. Eu treino no fim de tarde sempre e deve ser ótimo correr assim na lua cheia. Muito massa...

    ResponderEliminar
  12. Se algum dia atravessar o lago e vier aqui visitar este povo irmão fico à sua espera!!! Reserva uma noite para se vir divertir connosco.

    ResponderEliminar