foto1
MM Almada
foto1
XXX GP Alto do Moinho
foto1
5 de Outubro
foto1
Grande Prémio PP
foto1
Ultra Trail Portalegre
Bem-vindo ao Clube de Atletismo Amigos Parque da Paz
A Maratona anunciada – Lisboa 2009

No ano de 490 antes de Cristo quando os soldados atenienses partiram para a planície de Maratona para combater os persas na Primeira Guerra Médica, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado porque os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos. Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, se não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matarem seus filhos e, em seguida, suicidarem-se.
Os gregos ganharam a batalha mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado, de modo que temeram que elas executassem o plano. Para evitar isso, o general grego Milcíades ordenou ao seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a quarenta quilómetros dali, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu dizer apenas "Vencemos", e caiu morto pelo esforço.
“Wilkipédia”
Bom não foi o caso dos APP que participaram nesta Maratona de Lisboa de 2009, não porque fossem super homens ou porque foi pequeno o feito de Filípides, nada disso……tiveram espírito de sacrifício e raça, muita raça…..
Lenda ou realidade o que certo é que o mito permanece, sendo hoje considerada uma das provas mais duras a que se pode sujeitar um ser humano. Não se pense que ultrapassa a força humana, mas sujeita-nos a um respeito que lhe devemos ter, mesmo fazendo trinta, há quem humildemente respeite sempre a distância.
Como se pode começar a contar uma crónica destas, mesmo sendo simples, pois o fim foi o esperado…terminámos a prova. Há pelo menos mais maratonistas a passear pelo Parque da Paz, pode-se até dizer que devemos ter o maior número de maratonistas por metro quadrado, é obra.
Harmonia onde se juntou a experiência de ícones que ultrapassam o perímetro do Parque da Paz, com a inexperiência daqueles que pela primeira vez tentavam a mítica distância, o resultado final foi mais que positivo…..
Só o que posso deixar como sinal pessoal é que é devastador o esforço, mas valeu a pena. Encontrei solidariedade como não tinha tido até agora visto, talvez porque nunca dela tinha precisado, fui solidário porque entendi que ali a batalha mais que sozinho se pode ganhar com o espírito de entreajuda . Desconhecidos apoiaram-me , mas mais que desconhecidos outros a quem já conhecia tornaram-se companheiros de jornada inicial, O Jorge o Horácio e o Luís, companheiros fiéis até aos 30 km, e depois começou o meu tormento, mas não se pense que não houve ajuda para a parte final de forma a que num espírito desportista me permitisse encarar os últimos 7 km com alguma boa disposição e já passava das 3,30 horas de corrida.
Obrigado a todos e em especial ao Paulo Gomes meu companheiro desde os 32 km e ao Luís Parro, que partir dos 35 km, se juntou a nós e disse que aquilo era uma festa, que era melhor que ficar em casa……é verdade…..afinal eu acreditei que chegava ao fim….e cheguei!
E mesmo aqueles que comigo não partilharam a corrida, partilharam os treinos, o espírito e me deram conselhos, os meus companheiros desta luta que começou a germinar há cerca de três meses, fizemos o percurso que levou á corrida , também esses foram uma preciosa ajuda, Rui Silva, João Abrantes, Nascimento, José Matos, Luís Roque, Carlos Teixeira, Carlos Palma, José Rocha, para todos os parabéns por esta jornada.
O resto foi adereço, cuja importância se resume a uma grande participação de estrangeiros, quer na prova quer a apoiar, pois, infelizmente, os Portugueses parecem alhear-se destas manifestações desportivas sentindo-se incomodados porque não podem usufruir das suas viaturas para circularem na cidade a um domingo de manhã….que chatice, logo hoje que queriam comprar umas coisitas na Baixa…..andam estes malucos a correr….
Os resultados, aqui não interessam….mas não interessam mesmo nada. Felizmente ainda quero ir ao WC quando me der vontade e não fazer como a outra, que para não perder tempo, largou a poia pelas pernas abaixo……..já se esqueceu que há vida para além da corrida e que a corrida é parte da vida!
Até á próxima!